segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Como encontrar o profissional que vai levar minha empresa para a internet?

Almeidinha era homem respeitador e ia todos os dias de trem para o trabalho (para efeito literário esta pequena crônica se passa no Rio de Janeiro Rodrigueano, ok?), com sua pasta debaixo de braço e um exemplar do vespertino do dia anterior. Descia na central, vindo de Marechal Hermes já todo amarrotado. Era feliz. Mas não sabia.

Um belo dia colocou o pé na Av. Presidente Vargas e um popular o pegou pelo braço: "O amigo estaria interessado num bilhete premiado de loteria?". E como homem respeitador dos anos 50 é, digamos, inocente até a última fibra de seu terno de linho, aceitou. E pagou com o dinheiro da feira.

"Agora serei um homem feliz e realizado. Minha mulher vai ter tudo o que sempre sonhou, minha casa vai prosperar e terei sucesso na vida".

(corta)

Moral:
Quem procura é sua empresa.Embora eu mesmo tenha indicado várias vezes a prospecção ativa aos meus leitores, é notório que, quem normalmente inicia a procura por um profissional ou equipe é o cliente. Ou ainda: quando assim o é, a chance da proposta virar projeto é ainda maior. E aqui podemos citar várias maneiras: edital, email para parceiros de negócio, indicações.
Isso pode ser muito bom ou muito ruim. Se sua empresa não tem qualquer intimidade com o mercado, pode cair em maus lençóis. Se você já tem alguma experiência, ou até mesmo, se já é do ramo, saberá exatamente onde encontrar.

E essa é a grande lição.

Você sabe onde procurar?Não existe fórmula mágica, como em qualquer coisa da vida. Existem boas práticas e atalhos que vamos colecionando ao longo da estrada. Vou relacionar os principais, certo? Conto com a comunidade para maiores esclarecimentos:
Quem será que produziu os sites que você acha realmente interessantes? Se achar a referência e entrar em contato com a empresa, não se esqueça de perguntar se foram realmente responsáveis por todas as atividades que são necessárias para colocar um site no ar: design, tecnologia, conteúdo.

Busque referências junto a parceiros de negócio. Lembre-se que trabalhar com profissionais que já desenvolveramsoluções em seu segmento pode ajudar, mas não é condição sinequeanon. Bons profissionais gostam de aprender com clientes .

A internet é um espelho de tudo de bom e ruim existe no mundo, inclusive ela própria. Procure em comunidades, sites especializados, vá ao Google .

Não tenha pressa. Entreviste várias empresas, vários profisisonais, dê tempo ao tempo. Existe muita gente boa neste mercado. Não se deixe desanimar.

Fuja do amigo do primo do garotão nerd, vizinho seu, o do apartamento 402, sabe? Salvo exceções, normalmente, este tipo de indicação não traz bons resultados.

Empresa? Freela? Produtora? Time montado para o projeto?Este pondo entraria como mais uma parte deste post...mas é tão complexo e interessante que será o próximo, portanto, deixo vocês com aquela palavrinha mágica:

(continua...)
fonte: http://www.carreirasolo.org

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