sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Serviço de criação de sites para internet

Ficha técnica

Setor da Economia:Serviço
Ramo de Atividade: Terciário
Tipo de Negócio: Criação de páginas para a internet

Apresentação


A internet é sem dúvida um marco na maior evolução das comunicações mundiais e seu impacto na economia iguala-se ao causado pela Revolução Industrial. À medida que a internet ganha espaço como meio de comunicação, a necessidade de estar conectado à rede torna-se praticamente uma questão de sobrevivência, em um movimento semelhante aos que ocorreram com o telefone, rádio, TV e, no início da década de 80, com os microcomputadores.
Motor desta grande transformação no conceito de comunicação, a internet será instrumento de sobrevivência, principalmente para as organizações que detiverem informações estratégicas e souberem utilizá-las. É nesse contexto que ela assume um papel de extrema importância.


Instrumento que "personifica" as informações na internet, o "site" (em inglês, local ou sítio) transformou-se numa ótima oportunidade de negócio. É por meio dele que a definição e os serviços de determinada empresa, entidade ou pessoa são disponibilizados. A importância e a vantagem competitiva de um site residirá no conteúdo oferecido e no quanto ele é acessível.

Mercado

Expandindo-se numa velocidade impressionante, no Brasil, a internet deverá atingir a marca dos cinco milhões de usuários nos próximos anos.

Estrutura

O espaço físico deve ser o suficiente para abrigar os equipamentos. Uma área de 35m² é o suficiente.
Equipamentos- Computadores (versão atualizada de hardware e software)- Scanner´s , impressoras etc.- Software (Corel Draw, Microsoft Front Page, Flash, Cut FTP, Dream Weaver, Fireworks etc.)- Móveis de escritório, telefone e fax

Investimento

Varia de acordo com a estrutura do empreendimento. O investimento mínimo gira em torno de R$ 5 mil.

Pessoal

O número de funcionários varia de acordo com a estrutura do empreendimento, que pode ser tocado apenas pelo empreendedor.

O que é uma página na internet?

É um arquivo que contém documentos numa linguagem chamada HTML.
Como começarUma das maneiras de começar a fazer uma página na rede é entrar num site de buscas da internet (como o “Cade”, “Yahoo” ou “Google”), digitar no campo apropriado palavras como homepage e pesquisar sob re o assunto. Surgirão vários endereços com informações detalhadas. A maioria dos provedores de acesso também ensina a criar a página.

Existem ainda provedores que fazem a hospedagem gratuita de sites como o
http://www.hpg.ig.com.br ou o http://www.cgb.net

Como colocar a página na internet

A página precisa de um lugar físico a partir do qual será lida pelos internautas. O endereço americano Geocities é um dos maiores portais de acesso a sites pessoais do mundo. Quase todos os provedores da internet também abrem espaço para páginas pessoais. Alguns fazem restrições a sites que ocupem muito espaço em seus servidores, ou seja, uma página sem nenhum recurso de animação e com uma ou duas fotografias. Para sites mais rebuscados e complexos, os provedores cobram taxas de hospedagem que variam de 30 a 100 reais por mês.
Como ter um endereço próprioÉ preciso pagar para ter um endereço próprio. Para isso, acesse o site “registro.br”, mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Nele, estão os registros de todas as páginas ou domínios .br existentes. Desde que o nome escolhido por você já não tenha sido registrado por outra pessoa, é possível registrar o novo site.


O site ideal

Atrair, cativar e fidelizar usuários são os maiores objetivos do site. Sendo assim, ao criá-lo, adote estratégias que definam a organização do seu conteúdo explorando todas as potencialidades da "Worl Wide Web" (rede mundial de computadores) e do design a seu favor. Interatividade, capacidade de renovação e constante atualização são palavras de ordem deste meio.

Características

É importante que o site pareça profissional, seja facilmente navegável e atinja seu objetivo. Veja alguns itens devem ser observados para que a concepção do site identifique-se com seus serviços:

- Planejamento: determina o sucesso do site
- Concepção: é forma de desenvolver um site atraente por meio do uso correto de imagens, cores, textos, gráficos etc, além de detalhar em cada página o texto e os gráficos
- Desenvolvimento: é quando ocorre a criação e implantação das idéias concebidas. O cliente pode acompanhar a evolução do site e sugerir os ajustes que julgar necessários

Como atrair visitantes

Para receber visitas além das de parentes e amigos, é fundamental cadastrar a página nos sites de busca, como "Cadê", "Yahoo", "Aonde" e “Google”. Neles, o processo de cadastro é facílimo e gratuito. Há outros sites também.

Legislação Específica

Para abrir um empreendimento, é necessário tomar as seguintes providências:

- Registro na Junta Comercial
- Registro na Secretária da Receita Federal
- Registro na Secretária da Fazenda
- Registro na Prefeitura do Município
- Registro no INSS (somente quando não tem o CNPJ – Pessoa autônoma – Receita Federal)
- Registro no Sindicato Patronal

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade na qual pretende montar seu empreendimento para obter informações relativas às instalações físicas da empresa (com relação a localização) e ao Alvará de Funcionamento.Além disso, deve consultar o Procon para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Legislações vigentes necessárias ao conhecimento do empreendedor:
- Lei de Programa de computador nº 9.609/98. Promulgada em 19/02/98, substitui a Lei 7646/87, entrou em vigor na data de sua publicação, dando liberdade de produção e comercialização de softwares de fabricação nacional ou estrangeira.
- Lei de direitos autorais nº 9.610/98. Substitui a Lei 5988/73, entra em vigor 120 dias após sua publicação; foi promulgada em 19 de fevereiro de 1998. Assegurou a integral proteção dos direitos dos seus autores e estabeleceu penas rigorosas a quem viole esses direitos. Assim, piratear programas de computador se tornou crime, passível de pena de seis meses a dois anos de prisão.
- Lei de informática nº 10.176/2001. Altera a Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, a Lei nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991, e o Decreto-Lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967, dispondo sobre a capacitação e competitividade do setor de tecnologia da informação.

Eventos

Fenasoft

Entidades

Secretaria de Política de Informática e Automação (Sepin), vinculada ao Mistério da Ciência e TecnologiaEsplanada dos Ministérios - BL E - sala 278 - Brasília - (DF)70067-900Tel. (61) 317 7964 / 317 7900 / 317 7500
Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) Av. Brigadeiro Faria Lima, 1713 - 3º andar – cj.33/34 – São Paulo - (SP)01452-001Tel. (11) 3816 1185 BibliografiaInternetic@ - Criação e Hospedagem de Home PageMundo Digital.Veja ano 33, nº 16 – 17/04/2000 – Vida Digital.

Empresa de Criação de sites: http://www.grupoanaya.com.br

Nenhum comentário: